transformações societarias
É impossível iniciar um estudo sobre o 20º Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PUCS), sem antes conhecer um pouco de um de seus maiores protagonistas Ioseb Besarionis Dze Djughashvili mais conhecido como Josef Stalin.
Conforme Gasparetto (2013) Josef Stalin como ficou conhecido após sua deportação para Sibéria, nasceu no dia 19 de Dezembro de 1878 em Gori. Stalin veio de uma família muito humilde e passou muitas dificuldades em sua infância, chegou a estudar em um colégio religioso de onde foi expulso por simpatizar-se com a ideologia marxista. Envolveu-se em ações ilegais onde acabou sendo preso.
Após as prisões e deportações, Stalin se aproximou de Lênin e seu grupo que planejavam a Revolução Russa. Entrou então para o Partido Social Democrata Russo e tornou-se o braço direito de Lênin. O Partido Bolchevique, que reunia os defensores de reformas na Rússia pela via revolucionária, assumiu o controle da Revolução Russa de 1917 e o poder no país. O partido converteu-se em Partido Comunista, no qual Stalin se tornou secretário-geral do Politburo, o órgão máximo dentro do partido. (Gasparetto,2013)
O socialismo foi gerando uma rivalidade dentro do próprio partido comunista. Leon Trotsky acreditava que a revolução deveria se expandir para outros países, já Stalin pensava o oposto ele acreditava que a revolução deveria ser restrita e ficar na Rússia. E foi com a morte de Lênin que as duas correntes de pensamentos se chocaram para definir quem seria o sucessor de Lênin. Depois de muitos debates, ficou decidido que Stalin que assumiria a liderança da União Soviética.
O governo de Stalin começou rigoroso, o líder do partido assumiu uma conduta de ditador e passou a caçar e matar todos que pudessem causar alguma ameaça ao sistema. Trotsky, derrotado, saiu insatisfeito e passou a ser um grande crítico do governo stalinista. Como punição, Stalin mandou matar a machadadas o opositor que