Jean piaget
Jean Piaget (1896-1980);
Psicólogo e filósofo suíço; Primeiro a estudar o campo da inteligência infantil; Vida profissional: interação e estudos com crianças analisando
seus processos de raciocínio; Estudos causaram grande impacto nos campos da Psicologia e Pedagogia.
Ao lado de Freud, Jean Piaget ocupa lugar de destaque na
Psicologia graças ao papel determinante que ocupou em desvendar a relação entre o homem e o conhecimento.
Teorias: Como se desenvolve a inteligência nos seres humanos =
Epistemologia Genética = estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.
Sua Vida
Um menino prodígio. Aos 11 anos observou um pardal
albino (primeiro trabalho publicado). Trabalhava gratuitamente no Museu de História Natural. Graduou-se em Biologia e Filosofia. Doutorou-se em Biologia aos 22 anos de idade. Em Zurich, trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Passou a combinar: a psicologia experimental (formal e sistemático) com métodos informais: entrevistas, conversas e análises de pacientes.
Na França (1919) com Alfred Binet (psicólogo infantil) - testes de inteligência padronizados para crianças. Concluindo: crianças da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes = pensamento lógico (desenvolvimento cognitivo) se desenvolve gradualmente.
Conhecimento em biologia
Na Suíça (1921) na Universidade de Genebra – observação de crianças brincando e registro meticuloso das palavras, ações e processos de raciocínio delas. Casou-se com Valentine Châtenay e teve três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). Suas teorias foram principalmente baseadas em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa.
Enquanto pesquisava e publicava trabalhos: lecionou em diversas universidades européias. Ex.: Sorbonne (em Paris de 1952 a 1963). Fundou e dirigiu: Centro Internacional para Epistemologia Genética. Escreveu mais de 75 livros e centenas de