Jean Piaget
Filho de um professor, começou a se interessar pela ciência desde a infância e fez parte do "Clube dos Amigos da Natureza” na adolescência, também escrevendo artigos científicos. Em 1918, formou-se em Ciências Naturais pela Faculdade de Ciências da Universidade de Neuchâtel.
Piaget foi estudar psicologia em Zurique, mas voltou aos seus estudos sobre malacologia. Mas a sua estadia e contatos com psicólogos em Sorbonne geraram seus primeiros trabalhos sobre educação e etapas do pensamento infantil: “A linguagem e o pensamento na criança” (1923); “O raciocínio da criança” (1924); “A representação do mundo na criança” (1926); A causalidade física na criança (1927). Outras obras fundamentais são: “O Juízo Moral da Criança” (1926) e a “Gênese das Estruturas Elementares” (1959).
Piaget dividiu o desenvolvimento mental das crianças em: 1) Período do nascimento a aquisição de linguagem; 2) Período no qual, por meio da linguagem, a criança torna capaz de reconstruir ações passadas sob a forma de relato e antecipa ações futuras por meio da representação verbal; 3) Período do pensamento-operativo, onde o sujeito torna-se capaz de lidar com o ponto de vista alheio; 4) período da adolescência, onde o indivíduo passa do pensamento concreto para o hipotético-dedutivo.
Em 1936, Piaget recebeu o primeiro título de "doutor honoris causa" pela Universidade Harvard. Morreu em Genebra, em 1980.
Lev Semenovich Vygotsky (1896 - 1934) nasceu na Rússia, seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Dessa forma, teve acesso a muitos livros e pode se dedicar aos estudos desde cedo. Até os 15 anos foi educado em casa por