Jean piaget
Na educação Piaget revoluciona, utilizando sua teoria dos estágios, pois ele era contra a escola tradicional, onde os professores que ditam e os alunos copiam e repetem.
Essas escolas tradicionais, não aceitavam seus métodos, e o achava um não´diretivista``.
Para ele a capacidade cognitiva humana nasce e se desenvolve, não vem pronta.
Jean Piaget contribuiu com suas pesquisas, e sua obra é reconhecida em todo mundo. Através de seus estudos, podemos melhorar a nossa educação, complementando ou modificando nossos métodos.
Entre todas as teorias a de Piaget se destaca pelo caráter inovador. Para ele o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos, nem da programação pré-formada no sujeito.
O desenvolvimento humano é formado por ações e interações do organismo com o meio ambiente, físico e social, que os rodeiam. O homem possui uma estrutura biológica que o possibilita ao desenvolvimento mental.
Esse desenvolver para Piaget é explicado, pois existem relações interdependentes entre sujeito conhecedor e o objeto a conhecer, envolvendo vários fatores como maturação, experiências com objetos, viver em sociedade e equilibração do organismo ao meio.
A equilibração é um ponto forte em sua teoria, pois explica o desenvolvimento humano.
Consiste em dois fatores; Invariantes: estruturas biológicas-sensorial e neurológica. Nascemos com elas.
Variantes: a inteligência é construída e não herdada.
Em busca de adaptação do organismo, envolvem dois mecanismos que são distintos e indissociáveis que se complementam: assimilação e acomodação.
A assimilação é um processo continuo na medida em que o individuo está em constante atividade de interpretação da realidade que o rodeia e como conseqüência adaptar-se a ela.
A acomodação consiste na capacidade de modificar a estrutura mental antiga, para dar lugar a um novo objeto de conhecimento.
Piaget dividia os períodos do desenvolvimento humano em