Pocoto pocoto
[pic]
INFORMÀTICA E PROGRAMAÇÃO I
[pic]
[pic]
INTERFACE PARALELA DE ENTRADA E SAÍDA
[pic]
Comandos em C++ para acesso de I/O
As funções outport e inport pertencentes ao arquivo dos.h da biblioteca padrão do C++, possibilita a saída e entrada respectivamente de informação através da porta paralela do microcomputador (LPTs).
Para programarmos a porta como saída ou entrada deverá programar as portas de controle e estado (registro de controle e status) através do comando outport e inport. Isto é importante uma vez que poderemos ler dados externos ao computador, processa r e devolve-los ao sistema externo..
Para o PC padrão temos basicamente duas portas paralelas: LPT1 e a LPT2.
sÍntaxe dos comandos outport e inport: outport , ;
Para o hard padrão PC podemos endereçar as portas LPT1 de endereço 378H e a LPT2 de endereço 278H.
Para o PC pode ajustar o modo de trabalho da interface paralela através do setup (BIOS), sendo: : modo SSP (padrão – apenas saída) : modo ECP (bidirecional - entrada e saída) : modo EPP (bidirecional - entrada e saída em altíssima velocidade)
Entretanto o modo de operação poderá ser programado através do registro de controle, que é endereçado como endereço base+2, que a partir do ajuste dos seus bits poderá definir como utilizar a comunicação paralela.
No caso da porta LPT1 de endereço base 378H a porta de controle será 37AH outportb(0x37A,control)
Para entrada de dados temos o comando variável = inportb(endereço da porta de entrada), onde o dado lido na porta paralela será armazenado na variável em questão. exemplo: y = inportb(0x278) (lê o dado