Jean piaget
SEGUNDO JEAN PIAGET
Acadêmico
Prof. André Luciano Alves
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0253)
11/12/2010
RESUMO
O artigo fala sobre o desenvolvimento infantil segundo Jean Piaget. Psicólogo e filósofo suíço que revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. Através de pesquisas e observando crianças de diferentes faixas etárias, tínhamos o objetivo de entender melhor o desenvolvimento humano e as teorias usadas por Piaget. No estudo feito, verificamos que sua teoria é baseada em quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizadas por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo
Palavras-chave: Educação. Psicologia. Valores.
1 INTRODUÇÃO
Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.
Para entendermos melhor todos esses estágios, pesquisamos mais a fundo observando crianças de cada faixa-etária e seu comportamento. Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro é o estágio sensório-motor, que vai até os 2 anos, depois o estágio pré-operacional que vai dos 2 aos 7 anos, logo o estágio das operações concretas que se dá dos 7 aos 11 ou 12 anos e por fim o estágio das operações formais que começa por volta dos 12 anos. O objetivo deste trabalho é correlacionar o lúdico com recursos capazes de contribuir para o desenvolvimento das funções cognitivas da criança.
Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da idéia que os atos