Fundamentos e projetos
TÍTULO: FUNDAMENTOS DE PROJETOS
OBJETIVO:
O detalhamento do escopo significa a subdivisão dos principais subprodutos do projeto em componentes menores e mais manejáveis para se ter condição de
• melhorar a precisão das estimativas de custo;
• definir um baseline para medir e controlar o desempenho;
• facilitar uma atribuição clara de responsabilidades.
Segundo Vargas (2005, p. 59), “o escopo de um projeto é definido como o trabalho que precisa ser desenvolvido para garantir a entrega de um determinado produto dentro de todas as suas especificações e funções”.
Maximiano (2002) divide o processo de gerenciamento do escopo em dois níveis: planejamento, que é uma declaração sucinta dos produtos que serão fornecidos pelo projeto; e definição, que contempla uma relação detalhada dos produtos que serão fornecidos.
Objetivando fugir das falhas de projeto buscam-se as melhores práticas para se obter um escopo claro e conciso e com objetivos alcançáveis lançando mão dos processos de gerenciamento de escopo.
JUSTIFICATIVA:
Definir o Escopo do Projeto é uma etapa de vital importância. Se não for feita da forma correta, o projeto estará fadado ao fracasso, uma vez que é o escopo que determina o que irá (e não irá) ser feito/produzido/entregue ao termino do projeto. Um escopo mal-estruturado levará inevitavelmente a falhas de cronograma e de orçamento, uma vez que os problemas decorrentes da má especificação se farão presentes e a equipe terá que achar caminhos alternativos para a execução do projeto. Por fim, um escopo mal definido resulta em um cliente insatisfeito, uma vez que o mesmo pediu X e recebeu Z, levando a uma insatisfação do executivo, do time do projeto e do gerente. O efeito cascata disso pode ser terrível, como uma caça-às-bruxas para determinar de quem foi a culpa, quando na verdade a culpa foi do escopo mal-definido.
INTRODUÇÃO:
Escopo é a soma dos produtos e serviços a serem fornecidos em um