Jean piaget
“ O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito”.
Em 1924,publicou o primeiro de mais de 50 livros , A Linguagem e o Pensamento na Criança e nesse período acompanhado o crescimento dos seus filhos, ele pode obter uma fonte de trabalho de observação o “ ajustamento progressivo do saber”.
Piaget é o nome mais importante no campo da educação durante a metade do século XX, a ponto de quase se tornar sinônimo de Pedagogia.
Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, criou um campo de investigação que denominou Epistemologia Genética , ou seja, a primeira teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança, segundo ele o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o inicio da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Para Piaget, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz , ou seja, um mecanismo que outros pensadores dele já haviam intuído, mas ele submeteu à comprovação na prática.
A ideia de aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Educar, é provocar a atividade – estimular a procura do conhecimento.
Assimilação e Acomodação
Ficou claro que as crianças não raciocinam como adultos e apenas gradualmentese inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica.
Um bom exemplo disso é a criança que tem a ideia mental de uma ave como animal voador, com penas e asas, ao observar um avenstruz vai tentar assimilá-lo a um esquema que não corresponde totalmente ao conhecido. Já a acomodação se refere a modificação dos sistemas de assimilação por inflencia do mundo externo, assim , depois de aprender que um avestruz não voa, a criança vai adaptar seu conceito “geral” de ave para incluir as que não voam.
Desenvolvimento do aluno
Nas salas de aulas de Educação Infantil crianças entre 2 e 3 anos , um bom