jean baptist say
INTEGRANTES:
YA R A
B E AT R I Z
SARA
J ESS I A N E
F O R TA L E Z A , 2 7 D E A G O S T O D E 2 0 1 4
Contribuição para Economia:
Não há dúvida que Jean-Baptiste Say tem seu nome consagrado na história do pensamento econômico graças à lei dos mercados (ou lei de Say). No entanto, para uma compreensão mais precisa de seu pensamento e da lógica inerente à própria lei dos mercados - é fundamental que se conheça sua visão do processo de produção e da determinação do valor. A utilidade é o fundamento do valor.
O preço é a medida da utilidade. Quando não existem obstáculos à livre concorrência, nem intervenções estatais, os preços do mercado refletem adequadamente os valores reais, ou seja, a utilidade dos diversos produtos. . O custo da produção não é mais do que uma limitação imposta ao produtor, um limiar aquém do qual ele se absterá de produzir, mas que não determina, de modo algum, o valor dos produtos.
O custo da produção não é mais do que uma limitação imposta ao produtor, um limiar aquém do qual ele se absterá de produzir, mas que não determina, de modo algum, o valor dos produtos.
"Pouco importam as enormes dificuldades que tenhamos que vencer para produzir um objeto inútil: ninguém vai querer pagá-lo"Trata-se, aqui, de uma total rejeição da teoria do valor-trabalho, assim como, também, de toda a distinção entre o valor de uso e o valor de troca.
O valor de Say é um valor mercante que só se define pela troca.A lei dos mercados, também conhecida como lei de Say, costuma ser apresentada com o seguinte enunciado: "A oferta cria sua própria procura". Muitos historiadores colocam em dúvida a real importância de
Jean-Baptiste Say para a evolução da teoria econômica.
Alegam, para justificar sua posição, que o economista francês não passou de um divulgador das idéias de Adam
Smith, não possuindo, por conseguinte, nenhuma contribuição original para ser mencionado ao lado dos maiores nomes da ciência