hajsjsjdjckdkddk
284 palavras
2 páginas
EsquistossomoseA esquistossomose ou bilharzíase é uma doença crônica causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistosoma. É a mais grave forma de parasitose por organismomulticelular, matando milhares de pessoas por ano.
. Progressão e sintomas[editar]
Na fase inicial ou aguda, a disseminação das larvas pelo sangue, e principalmente o início da postura de ovos opaciente apresenta, mal estar, cefaléias (dores de cabeça), astenia (fraqueza), dor abdominal, diarreia sanguinolenta, dispneia (falta de ar), hemoptise (tosse com sangue), artralgias, linfonodomegalia eesplenomegalia, um conjunto de sintomas conhecido por síndrome de Katayama, que geralmente aparece após três a nove semanas após a penetração das cercárias.
Prevenção
Saneamento básico com esgotose água tratadas. Erradicação dos caramujos que são hospedeiros intermediários da doença. Proteção dos pés e pernas com botas de borracha com solado antiderrapante. Informar a população das medidasprofiláticas da doença. Evitar entrar em contato com água que contenha cercárias.
Tratamento[editar]
O tratamento é feito com antiparasitários (praziquantel ou oxamniquina) para matar o parasita dentrodo corpo e dura 1 ou 2 dias.
Em junho de 2012, a Fundação Oswaldo Cruz anunciou a criação de uma vacina contra a esquistossomose.
Teníase
A teníase é uma infecção intestinal ocasionadaprincipalmente por dois grandes parasitos hermafroditas da classe dos cestódeos da família Taenidae, conhecidos como Taenia solium e Taenia saginata. As tênias também são chamadas de solitárias,1 porque, namaioria dos casos, o portador traz apenas um verme adulto. Teníase e cisticercose são causadas pelo mesmo parasita, porém com uma fase de vida diferente. A teníase ocorre devido a presença de Taeniasoliumadulta ou Taenia saginata dentro do intestino delgado dos humanos, que são os hospedeiros definitivos. São, portanto, duas fases distintas de um mesmo verme, causando duas parasitoses no