Tidir
O crescimento do numero de motociclistas no Brasil, assim como a desorganização do trânsito e a falta de cuidado e atenção de muitos condutores aumentam as ocorrências de acidentes de trânsito.
Neste caos os motociclistas saem em desvantagem já que não possuem grandes aparatos de proteção e infelizmente nem todos usam os equipamentos adequados de proteção, incluindo não só os obrigatórios, mas os necessários a proteção individual.
Nos últimos anos vimos o aumento de acidentes com mortes envolvendo motos e isso despertou a atenção das autoridades que buscaram formas de organizar o trânsito oferecendo menos risco aos motociclistas, que hoje ainda se espremem entre os corredores formados pelos automóveis e se expõe constantemente ao risco de acidentes, principalmente em cruzamentos.
A partir de um projeto implantado em Barcelona na Espanha, em que houve a redução de 90% no número de acidentes de motos o CET – Companhia de Engenharia de Tráfego propôs uma faixa exclusiva para motos entre a faixa de pedestres e o limite dos automóveis, seria uma área de retenção que reduz a zona de conflito nas saídas dos semáforos.
A faixa que já vinha sendo adotada pela cidade de São Vicente, no litoral paulista, foi inaugurada na Zona Sul da cidade de São Paulo, na esquina da Avenida Rebouças com a Rua Estados Unidos, em Maio deste ano.
Outras cidades também pensam em adotar a medida, em Curitiba, capital do Paraná, o projeto que prevê a faixa exclusiva já tramita na câmera da cidade para tornar obrigatória a implantação da área de retenção.
Faixa Linear para Motos
Além deste bolsão para motos que visa evitar acidentes nos cruzamentos, novas propostas estão sendo analisadas pelo CET, como a criação de uma faixa