Javali
O principal objetivo desse trabalho é apresentar as principais características e proporcionar um conhecimento geral sobre o Javali (Sus scrofa scrofa), visando seu manejo, produção e reprodução.
Lembrando que esses animais não são nativos da fauna brasileira, então devemos ter um cuidado maior com sua produção, agindo de forma racional para evitar fugas e transmissões de doenças aos nossos animais nativos.
A carne de Javali é muito procurada pelo seu sabor, baixos teores de gordura e alto valor nutricional, é ainda uma carne pouco consumida em relação às principais carnes como suína, bovina e de frango, porém dentro dos animais silvestres é uma das mais consumidas. O principal empecilho para esse consumo é o alto preço que ela é vendida e a dificuldade de compra por parte dos consumidores.
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Suidae
Gênero: Sus
Espécie: Sus scrofa
Origem
Esses animais são encontrados em várias regiões do mundo, inclusive nas Américas e em nosso país, porém são originários da Europa, Ásia e do norte da África.
Características Físicas
Os javalis são animais que podem alcançar de 130 a 250 kg, sendo os machos mais pesados que as fêmeas medem de 1,25 a 1,80 metros e podem chegar a 1,0 metros de altura. Conforme se realiza os cruzamentos com os porcos domésticos seu tamanho e também sua agressividade diminuem.
São animais com péssima visão, porém ótimo olfato que apresentam orelhas ovais e pilosas, focinho longo e dois pares de presas, que nos machos podem chegar a 15 cm. Os filhotes são ruivos com listras ao nascimento e conforme o crescimento perdem essas listras e seus pelos escurecem.
Hábitos e Habitat
Tem preferência por florestas e bosques durante o dia e a noite podem freqüentar lugares abertos e lavouras para procura de alimentos, onde causam prejuízos consideráveis. Em dias quentes repousam e buracos no solo cavados por eles