Trabalho sobre caça- javali, codorniz e faisão
Morfologia e Biologia da Espécie
O javali (Sus Scrofa), é designado na linguagem técnica como caça grossa. Pertence à família dos suídeos. Tem pêlo acastanhado quando adulto, e os juvenis são listados, de preto e castanho-amarelado (proteção contra predadores – mimetismo), escurecendo com a idade. Nos adultos o pêlo é forte e costuma partir nas pontas, e podem ser considerados dois tipos de pêlos, uns mais rijos, as cerdas e outros mais macios.
Pode viver entre 20 a 25 anos, embora no estado selvagem não costume viver tanto tempo.
É essencialmente de hábitos noturnos, podendo ser avistado com maior frequência ao nascer e ao fim do dia. Na altura da reprodução, ou quando existe fraca disponibilidade alimentar, são mais facilmente observáveis, pois os animais são obrigados a percorrer maiores deslocações.
Tem na maxila superior dois dentes salientes que se costumam designar por “amoladeiras”, enquanto na inferior possui dois dentes, ainda de maiores dimensões, as navalhas (razão para a designação de “navalheiros” dos grandes machos).
De compleição forte, de perfil afilado, com membros forte e bastante ágeis. Os machos adultos podem chegar aos 250 Kg, enquanto as fêmeas não ultrapassam em média os 150 Kg.
Pensa-se que os nascimentos estarão condicionados pela ocorrência de condições climatéricas extremas. Assim, em locais de fortes nevões e baixas temperaturas, de Inverno mais rigoroso as crias nascerão entre Abril e Junho, enquanto nas zonas com estação seca bem marcada e prolongada, como a Península Ibérica nascerão o mais cedo possível, no começo da Primavera, aproveitando os novos rebentos.
Em zonas de elevada disponibilidade de alimento e com Inverno ameno, os nascimentos podem ocorrer mais cedo. No caso de se fornecer alimentação artificial, os nascimentos podem começar em Dezembro e durar até Junho (havendo alguns registos de nascimentos entre Novembro e Março).
É omnívoro, sendo a sua lista de alimentos grande e diversa. Os alimentos