Jarina
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 3
2.1 HISTÓRICO 3
2.2 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 6
2.3 MULHER, MERCADO DE TRABALHO E AS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES DO SÉCULO XX 8
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com o fito de oportunizar uma discussão reflexiva a respeito da família e da sua nova configuração na sociedade contemporânea e também, discutir sobre as mudanças na vida das mulheres e no âmbito familiar a partir da sua entrada no mercado de trabalho.
É sabido que as configurações contemporâneas de relacionamentos entre homens e mulheres têm sido alvo de inúmeros estudos que buscam uma maior compreensão acerca do casamento, da separação e de seus desdobramentos posteriores
No século passado, face às inúmeras mudanças que ocorreram na sociedade influenciaram o modelo de família. Uma dela, foi a inserção da mulher no mercado de trabalho foi um dos fatos marcantes, o que provocou uma transformação social, como o aumento do nível de instrução das mulheres, redução das taxas de fecundidade nas famílias, participação masculina nas tarefas domésticas, antes desempenhadas exclusivamente pelas mulheres, entre outros.
No que diz respeito à revisão de literatura, foram elencadas as seguintes categorias: A Divisão Social do Trabalho; as relações familiares na contemporaneidade e, mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do século XX.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRICO
Ao longo da história brasileira a família veio passando por transformações importantes que se relaciona diretamente com o contexto sócio-econômico-político do país.
O Brasil-Colônia, marcado pelo trabalho escravo e pela produção rural para a exportação, identifica-se um modelo de família tradicional extensa e patriarcal, no qual os casamentos baseavam-se em interesses econômicos, que à mulher, era destinada a castidade, a fidelidade e a subserviência. Aos filhos, considerados