Universitarios e a pratica fisica
Introdução
A implementação e o fortalecimento de iniciativas físicas e saúde são necessárias para orientar e propor práticas corporais de forma consciente e autônoma. A atividade física é considerada, dentre outros fatores, um importante elemento na promoção da saúde e qualidade de vida. Diante da relevância de levantamentos de locais para prática de atividade física na elaboração de políticas públicas e práticas de intervenção, se faz necessário o conhecimento sobre onde e como esta atividade é desenvolvida, além das características de quem a busca. Esta pesquisa teve por objetivos caracterizar os praticantes de atividades física na FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA (MG), identificar as modalidades e motivos que os levavam a procurar espaço e a importância de orientação profissional para esta prática.
Referencial teórico
A atividade física é definida por qualquer movimento e esforço corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva, por exemplo, a realização de atividades domésticas e de lazer; um exemplo de atividade física é uma caminhada a passos rápidos por trinta minutos, realizados cinco vezes por semana. (OLIVEIRA, CAROLINE; STEFANE, CLAUDIA; LIZIERO, LEONARDO; GABILAN, JARINA; PARANHOS FILHO, ANTONIO; GUIMARÃES, FERNANDA; 2008.)
A atividade física é considerada um elemento importante na promoção da saúde e na qualidade de vida das pessoas. Alguns estudos têm mostrado que o sedentarismo ou a falta de atividade física, também o fumo e a dieta inadequada são fatores de riscos, associados ao estilo de vida, o que pode vir a causar um aumento significativo no risco de desenvolver ou agravar doenças principalmente as de natureza crônico-degenerativa, como cardiopatias, câncer, hipertensão, diabetes e obesidade. (SILVA, GLAUBER; BERGAMASCHINE,