Financeira
Fundamentos básicos da Administração Financeira
A Administração Financeira estabelece os princípios básicos da gestão das finanças e mostra como aplicá-los às principais decisões que os gerentes financeiros enfrentarão no dia-a-dia.
A gestão financeira, nas organizações, geralmente, é designada para um alto executivo da empresa, denominado gerentes financeiros, ou, em multinacionais chamados de CFO (Chief Financial Officer). Dentro da organização, esse executivo é responsável pelas áreas de Controladoria e Tesouraria.
O objetivo dos envolvidos na administração financeira de uma empresa é a maximização do seu valor para os acionistas. Esse objetivo é algo a ser perseguido em longo prazo, sem foco em lucros imediatos. Dessa forma, as decisões devem ser tomadas no sentido de gerar aumentos de riqueza sustentáveis.
O Pessoal de finanças é mais diretamente envolvido no levantamento e acompanhamento de resultados, confrontando-os com as metas previamente estabelecidas. São, portanto, responsáveis pelas decisões mais importantes, Damodaran define da seguinte forma:
Decisão de investimento – distribuição dos recursos da empresa entre vários projetos de investimentos propostos;
Decisão de financiamento – recursos que serão utilizados para realização dos projetos;
Decisão de distribuição de resultados – definição da proporção entre dividendos aos acionistas recursos a serem reinvestidos no negocio. O reinvestimento de lucros se for muito pequeno, sinaliza falta de projetos atraentes. Se for muito elevado, afasta os investidores interessados em dividendos.
O administrador financeiro deve se preocupar com:
O quanto se espera gastar;
Quando se espera receber;
Com a probabilidade de que seja recebido.
Essa avaliação está ligada à magnitude do investimento:
Quanto de dinheiro está sendo investido;
Quanto tempo irá demorar para que o investimento gere fluxos de caixa positivos;
O risco de que tal