Jargões mercado financeiro
Indicador que associa mudanças no preço e volume. Há um baseamento de que quanto maior o volume, mais significante será essa mudança. Muito usado para saber qual a expectativa de movimentação do papel em relação a um possível rompimento de suporte ou resistência.
ADR = American Depositary Receipt
As ADR’s representam ações de empresas não sediadas nos Estados Unidos. Os recibos são emitidos por um banco depositário norte-americano, sendo as ações que eles representam mantidas em um banco custodiante no país de origem da empresa. Além de um recurso para reforçar a liquidez das ações, coloca as empresas não americanas em uma posição de maior destaque na economia mundial.
AF = Análise Fundamentalista
A Análise fundamentalista é a análise da situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa e suas expectativas e projeções para o futuro.
Em contraposição à análise técnica, a análise fundamentalista não se baseia no estudo das cotações de bolsa. A análise fundamentalista interpreta dados fundamentais de uma empresa obtidos do balanço (análise contábil) e informações sobre a situação do mercado, o patrimônio da empresa, etc.
AT = Análise Técnica
A Análise Técnica analisa o mercado através dos gráficos e de indicadores derivados dos preços. Tem como base a teoria de Dow, formulada em 1884. O trader profissional não está interessado nas causas do movimento, nas noticias, na situação de uma determinada empresa. Ele se interessa em entender o mercado e projetar movimentos prováveis, através do estudo dos padrões históricos de movimentação dos preços.
ATR = Average True Range
O Average True Range, criado por J. Welles Wilder, Jr. para negociações de commodities, é um indicador de volatilidade, ou seja , mede quanto o preço de uma ação está sujeito a variações, sem indicar se positivas ou negativas. Quanto maior o ATR maior a chance do preço sofrer mudanças repentinas. Muito usado em sistemas trend