Jane jacobs
Jane Jacbos é uma partidária que é convencida do modo de existência autenticamente urbano. E também apologista das megalópoles, em detrimento dos suburbs e das cidadezinhas provincianas.
Jane é também critica de arquitetura e de urbanismo. Ideias que fizeram parte do livro “The Death and Life” , ajudaram para criação de uma nova corrente pré-urbana, e serviu como inspiração no remodelamento de centros de grandes cidades como Boston e Filadélfia.
Defesa da grande cidade
Apologia da rua: Para constituir um fator de segurança, a rua urbana deve possuir três qualidades principais, nas quais são: “Os olhos da rua - O espaço público e o espaço privado nunca devem confundir-se, ou seja, devem estabelecer uma demarcação nítida entre eles; proprietários naturais assim podem chamar os olhos para vigiar as ruas, os edifícios devem ser orientados para ela e nem oferecer-lhe uma fachada cega; a calçada deve ser utilizada praticamente sem interrupção, é o único de aumentar o número de olhos presentes e atrais olhares de qjem se encontra dentro dos edifícios.”
Atrativo e eficácia – Mas como não podemos obrigar alguém a andar na rua sem motivos, contamos com atrativos de grandes quantidades ao longo das calçadas. Alguns desses lugares que ficaram abertos a noite, contribuem para da segurança à rua. Assim, dando razões para utilizar as calçadas em que se situam. Acabam atraindo o tráfego para lugares que não possuem atrativos próprios, que acabam tornando-se passagens vivas. Comerciantes e proprietários de pequenos negócios são os melhores agentes de segurança, pois como não gostam de vitrine quebrada e querem que seus clientes se sintam seguros, são os primeiros a observar a rua. E a atividade dos que fazem compras ou passam só pra comer acabam atraindo outras pessoas para trafegar o local.
O homem procura o homem – Atração exercida sobre o homem pela visão de outros seres humanos é um fato que, por mais estranho que pareça, os urbanistas e arquitetos