Geomorfologia- intemperismo
INTEMPERISMO
O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra, porém esta alteração ocorre in situ, ou seja, sem deslocamento do material. Este fenômeno é de grande importância para a formação e constante mudança no relevo terrestre, junto com a erosão. O intemperismo é de grande importância também na formação dos solos, pois em algumas regiões onde há grandes formações rochosas a fixação de plantas é mais difícil em relação a regiões de solo estruturalmente menos rochosos. Intemperismo, também conhecido como meteorização, é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas.
Tipos de intemperismo:
Intemperismo físico
É o processo de fragmentação das rochas a partir de agentes físicos como as variações da temperatura, a ação do gelo e dos ventos. Já o intemperismo químico é o progresso de decomposição das rochas, que ocorre principalmente pela ação da água e da chuva. Existem vários processos pelos quais as rochas podem ser quebradas ou desintegradas, no entanto os fatores de intemperismo físico mais importantes são:
*Expansão diferencial por alívio de pressão, quando a rocha é exposta a superficie.
*Crescimento de cristais estranhos em faturas ou poros.
*Contração e expansão differenciais durante rápido ou desigual aquecimento ou resfriamento. Diminuição da Pressão por Alívio da Carga:
A condição de pressão na superfície da terra é muito menor do que a condição de pressão em que algumas rochas são formadas, podendo ser na crosta terrestre ou até mesmo na consolidação da lama no fundo do mar. Com o passar dos anos o mar se afastou dessas rochas e a erosão removeu centenas de milhares de metros de rochas sobrejacentes e por causa disso tantas rochas formam hoje nossas paisagens, estas rochas expostas se expandem por alívio de pressão.
Durante este tempo em que estão em formação dentro da