AA DE GEOMORFOLOGIA

1545 palavras 7 páginas
Atividades de Aprendizagem

1. Como se pode definir a geomorfologia?
A Geomorfologia deriva de três raízes do grego: – geo (Terra); morfologia (Forma); logia (Estudo). Ela constitui uma das partes integrantes da geografia física.
Segundo autores como Tricart (1965) a geomorfologia é a ciência que estuda as formas da Terra e Passarge (1922) definiu a geomorfologia como a ciência que estuda a transformação do relevo elaborada pelas forças geológicas, sendo a geomorfologia ou a morfologia é o estudo racional ou sistemático das formas do relevo, baseado nas leis que lhes determinaram a gênese e a evolução, preocupando-se com as formas do relevo emerso e submerso.

2. O que você entende por cráton?

Os crátons são estruturas geológicas muito antigas e ricas em minerais metálicos.
Os Crátons – também chamados de Cratões – são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.
Esse tipo de estrutura é, basicamente, a porção das placas continentais, que durante um período mínimo de 100 milhões de anos não sofrem ações diretas do tectonismo e do vulcanismo, o que caracteriza a sua estabilidade. Sua composição é, em maior grau, de rochas magmáticas e metamórficas.

3. O que são os escudos?
Um escudo, ou escudo cristalino, em geologia, é uma grande área de rochas ígneas e metamórficas de alta temperatura do Pré-Cambriano que se encontram expostas, formando zonas tectonicamente estáveis. Em todos os escudos a idade das rochas é superior a 570 milhões de anos chegando mesmo aos 3 bilhões e meio de anos. São das primeiras formações rochosas terrestres.
Pode ser definido também como Zona da crosta terrestre ( bloco siálico ) que se manteve relativamente estável durante longo período de tempo, desde o Precâmbrico, tendo sofrido ligeiros arqueamentos contrastantes com o intenso dobramento das cinturas geossinclinais vizinhas. São

Relacionados