IX Capitulo
Afonso da Maia aparece trazendo-lhe uma carta com um convite para este ir jantar no sábado seguinte aos Gouvarinhos.
Entretanto chega Ega, preocupado em arranjar uma espada conveniente para o fato que leva nessa noite ao baile dos Cohen, em honra dos anos de Raquel Cohen e arranjam-lhe uma proveniente do Brasil.
Carlos volta a tentar escrever mas é novamente interrompido. Damaso aparece também de repente para ver um doente, a menina Rosa, filha dos Castro Gomes. Os seus pais tinham partido para Queluz a visitar o palácio e após o almoço tinha-lhe dado uma dor. A governanta queria um médico Inglês, pois era a única língua que sabia Mas ao chegar ao hotel , Damaso, verifica que Rosa já se encontra bem, passando uma receita a Sara, a governanta.
Cohen, ao que parece, descobre o caso de Ega com Raquel, a sua mulher, expulsando-o de sua casa. Ega conta a Carlos e Craft que quer desafiar Cohen para um duelo, mas estes desmotivaram-no, e mostram-lhe que quem pode realmente querer um duelo, pelo facto de ser o ofendido pela traiçã de Ega e sua mulher sendo amantes, era Ohen.
Na manhã seguinte ficam à espera que chegue o aviso para o tão esperado duelo, mas nada acontece a não ser o aparecimento da criada de Raquel Ohen, que anunciou que esta tinha sido espancada pelo marido e que partiria mais a sua criada para Inglaterra, nesse mesmo dia.
Ega, que passou a noite no ramalhete, decide também deixar Lisboa.
Na semana seguinte, todos falam do comportamente imoral de Ega, e para além disso, só lhe aconteciam desgraças, pois está completamente arruinado, e precisa de recorrer à generosidade de Carlos para lhe pedir dnheiro emprestado.
Carlos vai aumentando a sua relação com os condes de Gouvarinho.