orientação de pessoas
Tradição e modernidade nas práticas de recrutamento e seleção de pessoas em hospedagem
Adriane Vieira
Cássia Helena Pereira Lima
Gilberto Braga Pereira
Faculdade de Estudos Administrativos - Fead
RESUMO
Dentre os equipamentos turísticos, a hospedagem é um dos mais importantes, por ser essencial a quem viaja e por fornecer o maior número de empregos desse segmento. Atrair turistas pressupõe a necessidade de pessoal preparado para criar, gerenciar e executar serviços. É nesse contexto que a
Gestão de Pessoas ganha importância, pois a prestação de serviços ao hóspede é realizada pelo principal elemento, o humano. Este artigo descreve e compara os procedimentos de captação, seleção e contratação identificados em 30 estabelecimentos de hospedagem de Belo Horizonte, nas categorias apart-hotéis e hotéis 3, 4 e 5 estrelas. Verifica, ainda, se tais práticas se enquadram nos paradigmas tradicional ou moderno de gestão. De base qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como de natureza exploratório-descritiva. O instrumento de coleta de dados usado foi um questionário composto por questões fechadas e abertas. Os resultados mostram que o setor hoteleiro é bastante heterogêneo quanto aos aspectos em questão e indicam que as práticas contemporâneas estão presentes, principalmente, nos hotéis padrão 4 e 5 estrelas, não obstante estejam aquém, quantitativa e qualitativamente, do que a literatura propõe como características do paradigma moderno.
Palavras-chaves: Gestão de pessoas. Recrutamento e seleção. Hotelaria.
1 INTRODUÇÃO
Como resultado dos avanços em tecnologia da informação e telecomunicações, do aumento do consumo e da integração horizontal e vertical das empresas de turismo, o setor de hospedagem tornou-se o mais globalizado da economia, perdendo apenas para o financeiro.
Dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) mostram que essa atividade faturou US$
79 trilhões em 2005, contribuindo com mais de 10% na formação do Produto Interno