Resumo Capitulo IX - O principe
Nesse capitulo, Maquiavel aborda como tema Os Principados Civis.
O autor explica que um principado civil acontece quando um cidadão torna-se príncipe de sua pátria através de seus concidadãos. Nesse caso, o principado ascende ou com o favor do povo ou com o favor dos grandes. Desses dois anseios, nascem nas cidades um dos três efeitos: principado ou liberdade ou desordem.
Para o autor o principado é construído ou pelo povo ou pelos grandes. No caso dos grandes, estes não vendo possibilidade de resistir ao povo, da prestigio a um deles para fazerem-no príncipe de sua nação, tendo a chance de manipula-lo em função de suas vontades. Entretanto, o príncipe sofre mais dificuldades para manter-se no poder. E no caso do povo, não tendo chance em relação aos poderosos, faz de um cidadão o príncipe da nação para defenderem-se dos grandes, este consegue manter-se no poder com mais facilidade, pois poucos são os que não o obedecem e seu objetivo é mais honesto do que o dos poderosos (grandes).
Maquiavel fala também que o pior que um príncipe pode sofrer de um povo hostil é ser abandonado pelo seu próprio povo. Entretanto devem-se temer os poderosos, pois estes podem voltar-lhe contra. Para ele o príncipe deve viver sempre com o mesmo povo.
Ele divide os grandes em dois grupos: os que procedem por forma a se obrigarem totalmente à tua fortuna, e os que não. Os que se obrigam devem ser amados e considerados. Os que não se obrigam devem ser encarados de dois modos: se fazem isso por natural defeito, deve-se servir deles; se fazem isso por ambição, deve-se temê-los, pois sempre tentaram arruína-lo. Ele acredita que quando um príncipe tem poder mediante o povo, deve conserva-los amigos. Porém quando o príncipe tem poder mediante os grandes, este deve ganhar o povo para si, pois estes não esperam algo bom, e recebendo algo bom, tem-se mais amizade do que se fosse apoiado pelo povo.
Maquiavel enfatiza que um príncipe deve