o principe - cap 6 ao 15
O PRÍNCIPE
Resumo – Capítulos VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV.
Capítulo VI – Sobre os principados conquistados com armas e habilidades próprias .
Neste capítulo Maquiavel fala que mesmo que sigam os mesmos passos dados um dia por outros homens, imitando suas ações raramente o homem obterá o mesmo resultado. Sábio é o homem que segue os passos trilhados por grandes homens, pois mesmo que não alcance os mesmos resultados poderá chegar perto. E feliz o príncipe que não contar com a sorte para se estabelecer em um novo principado, pois quando depender menos da sorte estará estabelecido com mais força.
Maquiavel faz uma relação entre a oportunidade e o poder, sem a oportunidade o poder existente na mente do príncipe acabaria e sem o poder essas oportunidades teriam sido em vão.
Aqueles que se tornam príncipes por sua virtude, conquistam com dificuldade e mantem com facilidade. As dificuldades para conquistar surgem em parte das regras e métodos novos que são obrigados a introduzir para garantia de um governo seguro. Não há nada mais difícil doque a introdução de uma nova ordem pois ele terá como inimigo todos aqueles que se davam bem sobre as antigas regras é fácil persuadir o povo sobre qualquer coisa, mais é difícil que mantenham sua opinião. E que convém ordenar tudo para que, quando não mais acreditarem, se lhes possa fazer crer pela força.
Capítulo VII – Sobre os principados novos conquistados com armas dos outros e com sorte
Aqueles que se tornam príncipes devido a sorte tem pouco trabalho para conseguir isso, terão que se esforçar muito para se manter no poder, pois encontram as dificuldades apenas quando estão no topo e raramente tem a sabedoria necessária para se manter nesta posição.
Capítulo VIII – Sobre aqueles que conquistaram um principado através da perversidade.
Há duas maneiras de se tornar príncipe que não são atribuídas à sorte ou à capacidade. Através de favor dos concidadãos e por meio vil,