ENSAIO DE CHAMA
Na realização do ensaio de chama, verifica-se que alguns átomos em estado excitado quando recebem uma fonte de calor, emitem íons; recorrendo a combustão de cada elemento, foi realizado procedimento em que os sais em estados sólidos foram espalhados numa placa de petri, e adicionado algumas gotas de álcool . Com isso foi possível descrever a coloração da chama de cada composto e identificar o íon metálico.
INTRODUÇÃO
O ensaio do teste de chama está inteiramente fundamentado no principio de Niels Bohr (1855-1962), de que os elétrons quando recebem certa quantidade de energia , saltam-se de suas respectivas camadas eletrônicas para camadas posteriores, indicando se encontrar em estado excitado, depois recolhem-se de volta aos seus átomos de origem, e emitem luz eletromagnética (fotón).Tais elementos usados no experimento do ensaio demonstrou diferentes conjuntos de radiação, onde segundo Bohr são selecionados e caracterizados pelo espectro de luz emitidos por cada um. Alguns formam semelhança nas cores vistas, porém, isso condiz com a presença de cátions iguais na sua composição, como cloreto de Sódio (NaCl) e Sulfato de Sódio (Na2Su4).
O objetivo do experimento, é mostrar com clareza a reação de alguns sais, quando são excitados, e sua eletropositividade, comparadas ao modelo de Bohr.
Materias:
1. Placa de petri;
2. Substância (sal);
3. Etanol;
4.Bico de Busen
Procedimento experimental:
Colocar os sais nas respectivas placas de petri, e adicionar algumas gotas de etanol, em seguida aquecê-los com o bico de busen e observar suas diversas cores
SUBSTANCIA ETANOL
AQUECER
OBSERVAR A COR DA CHAMA Resultados: foi identificado visivelmente a cor dos diferentes sais, como na tabela abaixo: experimento Sal fórmula Cátion
Ânion
Cor
1
Cloreto