economia uninove
1) Explique o significado da lei dos rendimentos decrescentes.
R: Essa lei só poderá ser considerada em curto prazo, ou seja, quando existir um fator fixo. Essa lei diz que ao aumentar o fator variável (mão -de -obra), sendo dada a quantidade de um fator fixo, a produção marginal do fator variável cresce até certo ponto e, a partir daí, decresce, até tornar-se negativa.
02) Defina produto total, produto marginal e produto médio. Mostre as principais relações entre esses conceitos.
R: O Produto Marginal - ou produtividade marginal - de um fator de produção é o produto adicional gerado por uma unidade adicional desse fator, mantendo os restantes fatores constantes.
(03) Caracterize o mercado concorrencial.
R: Mercado concorrencial - é a disputa entre duas ou mais empresas para alcançar um determinado objetivo (clientes).
(04) Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
R: O monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, onde a oferta é dominada por uma única empresa. Para encontrar o ponto onde maximiza o lucro a empresa monopolista deve comparar a curva da receita marginal com a curva do custo marginal.
O oligopólio é uma situação em que um pequeno número de empresas domina um mercado. Também se trata de uma situação de concorrência imperfeita, já que estas empresas possuem, individualmente, capacidade para influenciar o mercado. Atualmente é através de o enorme poder financeiro que as grandes empresas vão adquirindo - de forma legal - as pequenas empresas e criando condições para o domínio dos oligopólios.
(05) Quais as estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?
R: monopolística, monopólio e oligopólio.
O mercado monopolístico: existem muitos consumidores e vendedores, mas os produtos não são homogêneos, existem diferenças e outras condicionantes a influenciar os preços, a oferta e a procura.