Os Pré-Socráticos
Neste trabalho abordaremos sobre os pré-socráticos que a filosofia antiga distingue-nos (séculos VI a.C. ao inicio IV a.C).
São pré-socráticos pelos temas que abordam e não porque todos seus membros teriam nascido e vivido antes de Sócrates. Falaremos sobre as quatro grandes tendências (escolas) que foi fundada pelos pré-socráticos onde o conteúdo da escola era seus pensamentos e conclusões sobre a existência da natureza e destacaremos seus principais filósofos da Grécia antiga.
Principais pensadores pré-socráticos
Thales de Mileto:
É o mais antigo filósofo grego. Tales não deixou nada escrito, mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano.
Foi um dos sete sábios da Grécia Antiga e, fundador da escola Jônica.
Pensamentos:
Água é o principio de todas as coisas.
Todas as coisas estão cheia de deuses.
A pedra magnética possui um poder que move ferro.
Anaximandro de Mileto:
Pouco se sabe da sua vida, foi geográfico, matemático, astrônomo, politico, discípulo e sucessor de Thales de Mileto, e argumentou contra o mesmo, diz que o elemento da origem não podia ser só água e sim o ápeiron algo abstrato, que não se fixa diretamente em nenhum elemento palpável da natureza. Com essa concepção, Anaximandro prossegue na mesma via de Tales, porém dando um passo a mais na direção da independência do "princípio" em relação às coisas particulares. Para ele, o princípio da "phýsis" (natureza) é o ápeiron (ilimitado)
Pensamentos:
O ilimitado é eterno.
O ilimitado é imortal e indissolúvel.
Anaxímenes de Mileto:
Terceiro filosofo pensava que tudo era originado do ar ou vapor, acreditou que a água seria ar condensado que o fogo seria rarefeito constituiu a origem da terra, fogo, ar e água os quatro elementos da natureza.
Pensamento:
Ar a origem de tudo.
Heráclito de Éfeso:
Referido como um dos mais