Fichamento de o príncipe de maquiavel
CAP. I
DE QUANTOS TIPOS SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUE MODO SE ADQUIREM. P 3
- Todos os estados, todos os domínios que tiveram e têm poder sobre os homens foram e são ou republicas ou principados. Os principados ou são hereditários, nos quais o sangue de seu senhor vem governando há longo tempo, ou são novos. p. 3.
CAP. II
DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS. P 5.
- Ocupar-me-ei somente dos principados e discutirei de que forma podem ser governados e mantidos. p. 5.
- Nos estados hereditários e acostumados à dinastia de seus príncipes são bem menores as dificuldades para se governar do que nos novos, pois, basta não descuidar da ordem instituída pelos seus antepassados. p. 5.
- O príncipe natural (hereditário) tem menos motivo e menos necessidade de ofender; daí resulta que seja mais amado. p. 5.
Sempre uma mudança deixa preparada as fundações da outra. p. 6.
CAP. III
DOS PRINCIPADOS MISTOS
- É no principado novo que estão as dificuldades. [...], que consiste no fato de os homens gostarem de mudar de senhor, acreditando com isso melhorar. Esta crença os faz tomar armas contra o senhor atual. Só mais tarde percebem o engano, pela própria experiência deterem piorado. Isto decorre de uma outra necessidade natural e ordinária, a qual sempre impõe ofender aqueles aquém se passa a governar. p. 7.
- Diante de uma rebelião, o senhor agirá com menos timidez para determinar a punição dos traidores, identificar os suspeitos e determinar seus pontos mais fracos. p. 8.
- Quem deseja conservar suas conquistas deve ter em mente duas precauções: uma é extinguir o sangue do antigo príncipe; outra é não alterar suas leis e impostos. p. 9.
- Não se deve jamais deixar uma desordem prosperar para evita uma guerra, porque uma guerra não se evita, somente se posterga com desvantagem para si mesmo. p. 15.
- Os franceses não entendiam de Estado porque, se entendessem, não teriam permitido que a igreja alcançasse tanta grandeza. p. 16
- Arruína-se quem é