A guerra fria
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Agora os antigos aliados da 2ª Guerra estavam em lados opostos e os antagonismos entre eles afloraram.
Muito mistério, espionagem e segredos de estado estiveram envolvidos nesta época.
A União Soviética com seu sistema socialista, sem democracia e com partido único, lutando pela igualdade social através do Comunismo. A outra potência mundial, os Estados Unidos, que deseja implantar o sistema capitalista no resto do mundo, baseado na economia mercantilista, propriedades privadas e sistema democrático. Diante de tantas diferenças a única característica que tinham em comum era possuir armas nucleares.
A Guerra Fria apesar de não ter acontecido realmente, de não ter chegado aos finalmente, foi um dos momentos mais sombrios da história da humanidade, pois se ela tivesse realmente acontecido o planeta Terra estaria completamente ameaçado. O poder nuclear que hoje as grandes potências detêm é capaz de destruir com o nosso planeta várias vezes, como se não bastasse uma. Essa guerra durou entre 1940 e 1989 e foi denominada de Fria justamente porque não houve combates propriamente ditos, o conflito era na verdade ideológico. Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética estavam muito bem equipados com mísseis nucleares e poderiam sim, ter caído em uma batalha arrasadora, mas isso não aconteceu, até mesmo porque se tivesse acontecido assim não haveria ninguém para contar essa história nos dias de hoje, pois provavelmente o planeta estaria todo destruído, toda espécie de vida estaria dizimada e tanto o ar, a água e a terra estariam contaminados pela radiação nuclear.
Foi aí que surgiu o termo “Paz Armada”, onde cada país alimentava-se cada vez mais com o poderio bélico, A justificativa para tal procedimento era que enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz