Fichamento de " o principe" maquiavel
NICOLAU, Maquiavel. O Príncipe. Trad. Maria Júlia Goldwasser. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996 – (clássicos)
Palavras Chave
Estado, Virtude e Poder.
O Principe escrito por Nicolau Maquiavel em 1512, cuja primeira edição foi publicada postumamente em 1532, é um livro, um guia politico, dedicado a um Principe que esteja exercendo o governo de um Estado, e o autor se dedica a aconselhar este governante, afim de ele exerça seu governo de forma eficiente.
“Todos os estados, todos os domínios que tiveram e têm poder sobre os homens foram e são ou republicas ou principados. Os principados ou são hereditários, nos quais o sangue de seu senhor vem governando há longo tempo, ou são novos.” p. 3.
“Nos estados hereditários e acostumados à dinastia de seus príncipes são bem menores as dificuldades para se governar do que nos novos, pois, basta não descuidar da ordem instituída pelos seus antepassados.” p. 5.
“ O príncipe natural (hereditário) tem menos motivo e menos necessidade de ofender; daí resulta que seja mais amado.” p. 5.
“Sempre uma mudança deixa preparada as fundações da outra.” p. 6.
“Quem deseja conservar suas conquistas deve ter em mente duas precauções: uma é extinguir o sangue do antigo príncipe; outra é não alterar suas leis e impostos.” p. 9.
“Não se deve jamais deixar uma desordem prosperar para evita uma guerra, porque uma guerra não se evita, somente se posterga com desvantagem para si mesmo.” p. 15.
“Arruína-se quem é instrumento para que outro se torne poderoso, porque esse poder é dado ou pela astucia pela força e ambas são suspeitas a quem se torna poderoso.” p. 16
“Os principados dos quais se tem memória são governados de dois modos diversos: ou por príncipe de quem são servidores todos os outros, ou por um príncipe e barões que detém a sua não pela graça do senhor, mas pela antiguidade do sangue.” p. 17.
“Nos estados governados por príncipes e seus servidores, o príncipe tem