Fichamento o principe de maquiavel
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
HEYLA CRISTINA COELHO CANHESTRO
FICHAMENTO:
“O PRÍNCIPE”
NICOLAU MAQUIAVEL
LAVRAS
2012
Fichamento: “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Trad.: Pietro Nassetti. 2. Ed. São Paulo: Martin Claret, 2007
Maria Tereza Sadek. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú. In: WEFFORT, Franciso (Org). Os Clássicos da Política. São Paulo: Ática, 1995.
O livro “O Príncipe” de Maquiavel, foi escrito com o intuito de ser um presente de Maquiavel para o príncipe Francesco Vettori, no qual o autor oferece o conhecimento adquirido através da sua vivencia e experiência. O livro se apresenta como um manual aos príncipes, ensinando-os não apenas como conquistar o poder, mas como se manter no poder de seus reinos e apresenta casos reais do contexto da época de príncipes que foram tanto bem quanto mal sucedidos, mostrando como a historia é cíclica e tem caráter educativo.
“... para bem conhecer o caráter do povo, é preciso ser príncipe e, para bem entender o do príncipe, é preciso ser do povo.” (p.5)
CAPÍTULO I - DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUE MODO SÃO ADQUIRIDOS. (p.6)
“Todos os Estados, todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou principados. Os principados são: ou hereditários, quando seu sangue senhorial é nobre há já longo tempo, ou novos.”
“(...) sendo adquiridos com tropas de outrem ou com as próprias, bem como pela fortuna ou por virtude.”
CAPITULO II – DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS (p.6)
Maquiavel explica que principados hereditários são bem mais fáceis de serem mantidos, que basta o novo príncipe manter a ordem estabelecida pelos antepassados e se adequar ao cotidiano da época.
CAPÍTULO III – DOS PRINCIPADOS MISTOS (p.7 a 17)
Nos principados novos que estão as dificuldades, pois o novo príncipe é colocado no poder por causa da situação ruim no presente e a