Ivan Ilitch
O autor:
Liev Nikoláievich Tolstói nasceu em Iasnaia-Poliana, na Rússia, em 1828, e faleceu em 1910. Filho de uma importante família ligada aos czares, ficou órfão ainda criança. Na Universidade de Kazan estudou línguas orientais e direito. Em 1847, por herança, tornou-se proprietário de terras em sua cidade natal.
Tolstói atormentava-se com questões sobre o sentido da vida e, deixou- se guiar pelo modo de vida dos camponeses, onde opta por uma simples e próxima à natureza. Volta-se para a religião e torna-se um cristão envanmgèlico. Pelas suas pregações é considerado anarquista e, pela negação da religião ortodoxa, é excomungado pela igreja. Criticou o direito à propriedade privada, negou autoridade a qualquer governo organizado e recusou a imortalidade da alma.
Foi um dos maiores autores da literatura russa do século XIX, e entre suas obras destacam-se Guerra e Paz (1865), Ana Karerina (1870), Uma confissão (1882), A morte de Ivan Ilitch (1886).
Aos 82 anos, cada vez mais atormentado pelas contradições entre sua conduta moral e a riqueza material da sua família, e também devido aos constantes atritos com a esposa – que se opunha a desfazer-se de suas posses – Tolstói, foi embora de casa no meio da noite. Três dias mais tarde, seu estado de saúde se agravou em decorrência de uma pneumonia. Morreu no dia 20 de novembro de 1910, em uma estação ferroviária.
A obra:
A Morte de Ivan Ilitch, classificada como novela, pertencente ao gênero narrativo é uma obra realista, de leitura rápida, mas de uma profundidade analítica marcante sobre o seu personagem principal, assim como de toda sua família.
a ideia de, na vida, o personagem viver sua morte sem a perspectiva crítica daquilo que realmente vive até seu final derradeiro.
http://editora.cosacnaify.com.br/Autor/432/Liev-Tolst%C3%B3i.aspx
http://estacao018.blogspot.com.br/2011/12/critica-do-livro-morte-de-ivan-ilitch.html