Ituiutaba
O município teve vários nomes no decorrer de sua história: Campanhas do Tijuco, Capela do São José do Rio Tijuco (1833), Distrito de São José do Tijuco (1839), Vila Platina (1901) e, finalmente, Ituiutaba (1915) que, em uma das línguas indígenas locais quer dizer "povoação do rio Tijuco". Seus principais fundadores foram os desbravadores e viajantes Joaquim Morais e José da Silva Ramos.
ITUIUTABA Esta localizado no pontal do Triângulo Mineiro, no Planalto Central do Brasil. A cidade é um pólo regional, atendendo com serviços variados, a região do Pontal do Triângulo Mineiro. Referência pode ser feita aos municípios de Capinópolis, Santa Vitória, Gurinhatã, Canápolis e Cachoeira Dourada de Minas, pela proximidade. Os rios Tijuco e São Lourenço são responsaveis pelo abastecimento da cidade.
Tem no agronegócio (agricultura da soja e milho e pecuária de corte e leite) e na prestação de serviços (comércio variado, advocacia, assessoria e consultoria de informática, etc) seus principais elementos e fonte de divisas. Em relação ao setor secudário destaca-se: Nestle, Syngenta Seeds, Bp America, Canto de Minas, Frigorífico JBS, entre outras.
O clima da cidade é classificado como de Tropical de Altitude. Apresenta grandes precipitações de chuva nos meses de Outubro a Março. O restante do ano é caracterizado pela seca.
A cidade conta com O Aeroporto Tito Teixeira com uma pista asfaltada de 1800 metros para receber aeronaves de pequeno e médio porte.
Atualmente uma empresa opera o sistema de ônibus urbano. Atendendo todos os bairros da cidade, sendo que o tempo média de freqüência é de 30 minutos entre as passagens nos pontos. Começa a rodar às 5h30 da manhã e fazem o último trajeto por volta das 23h.
Ponto a se destacar é o setor educacional, que tem escolas de ensino fundamental (1º a 9º ano), ensino médio (10º a 12º ano) e na presença de três faculdades particulares, Faculdade do Triângulo Mineiro (FTM), UNOPAR (ensino telepresencial), a Universidade do