Analise da ocupação do relevo
Fernanda Luisa Ramalho, ramalho_luisa@hotmail.com, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal.
RESUMO: Objetivo do trabalho é analisar o processo de ocupação do relevo nos bairros do setor sul da cidade de Ituiutaba/MG, com ênfase nos impactos ambientais. Para atingir o objetivo foram adotados os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica, trabalho de campo e elaboração de perfis topográficos. Dessa forma foram identificados impactos, como processos erosivos ao longo das vertentes e depósitos tecnogênicos nos fundos de vale decorrentes dos diversos tipos de ocupação do relevo.
Palavras-Chave: ocupação, relevo, impactos.
Abstract:
Keywords:
INTRODUÇÃO
Pesquisadores tentam encontrar explicações e soluções para prevenir, mitigar e controlar diversos impactos ambientais, no sentido de compreenderem os processos, os efeitos, as respostas do ambiente diante as intervenções do “homem”.
Nesse sentido, um dos ambientes que expressam esses impactos é o ambiente urbano, que manifesta diversos impactos ambientais, oriundos da dinâmica de apropriação e ocupação do relevo. Diante da concentração populacional em áreas urbanas, as cidades “sem planejamento adequado” podem passar por um processo de expansão territorial urbana “desordenado”, no qual áreas de topo, de fundos de vale e vertentes, são ocupados de forma inadequada, provocando assim impactos ambientais, tais como deslizamentos e desmoronamentos de solo e rocha, também alagamentos oriundos da ocupação da planície de inundação e os processos erosivos. Pensando-se nessa problemática, que envolve a questão da ocupação do relevo e os impactos ambientais, adotou-se como local de estudo a cidade de Ituiutaba/MG.
Na cidade de Ituiutaba é possível observar alguns desses impactos, que estão relacionados à forma inadequada de apropriação e ocupação do relevo, tais como assoreamentos, aceleração dos processos