Tratamento Fibrose Cistica
Uma vez identificada a doença como sendo FC, é chegada a hora de dar início ao tratamento. Cabe aqui lembrar que a FC é uma doença ainda sem a sua cura definitiva descoberta e, neste caso, é de suma importância o acompanhamento constante de profissionais especializados
Um diagnóstico precoce de FC e um plano de tratamento abrangente podem melhorar a sobrevivência e a qualidade de vida. O acompanhamento e monitoramento são muito importantes.
- Aparelho Respiratório - Na fibrose cística, o grande problema para os pulmões é o muco, (catarro) muito espesso, que obstrui as vias respiratórias, o que facilitar as infecções, já que o catarro é formado por proteínas, gorduras e açúcares, sendo um bom meio de cultura para as bactérias. Daí a importância da fisioterapia no processo de tratamento da FC, pois ela é fundamental no auxílio à limpeza do sistema respiratório. Uma vez removido, novo catarro será produzido, criando-se um ciclo vicioso que deve ser controlado de tal modo, que a quantidade de muco presente nas vias aéreas seja a menor e menos aderente possível, facilitando assim as atividades diárias do paciente.
Dentre as bactérias, as pseudomas, normalmente encontradas no ar, na água e nos alimentos, quando constantes nos pulmões favorece reação inflamatória, provocando lesões nas vias aéreas e facilitando a infecção por outras bactérias.Com o uso de antibióticos orais, venosos e inalatórios, associados a fisioterapia, é possível diminuir a quantidade de bactérias, permitindo com isso, que os pacientes cresçam com uma melhor função pulmonar.
- Fisioterapia para o Aparelho Respiratório - Quando falamos em fisioterapia na FC, estamos nos referindo a fisioterapia respiratória, ou seja, um conjunto de exercícios e manobras que auxiliam para um melhor funcionamento do sistema respiratório como um todo.
O principal objetivo da fisioterapia respiratória na FC, é a liberação do muco que obstrui os brônquios e consequente melhora na capacidade