Itil
●
Daniel Barcelini / Técnico de Redes – CIRP USP Leandro Barbosa Cerantola / Analista de Sistemas – FMRP USP
●
Gerenciamento de Redes
Uma Definição...
–
●
Gerenciar um sistema consiste em supervisionar e controlar seu funcionamento para que ele satisfaça aos requisitos tanto do seus usuários quanto do seus proprietários. [Sloman, 1994]
Gerenciamento de
●
É uma função de gerenciamento destinada a observação e análise do estado e comportamento dos dispositivos gerenciados Um usuário, ao utilizar um software gerente para verificar o estado operacional (up ou down) de uma ou mais interfaces de rede está efetuando uma função de monitoração.
Redes
●
Conceito Gerente/Agente
●
Gerente – Núcleo do Gerenciamento de Redes, no gerente é onde o processamento das solicitações de requisições são feitas.
●
Agente – Programa que coleta dados de um objeto e envia para o gerente processar.
●
Mibs – Base de informação Gerenciáveis
– –
Recurso Gerenciáveis são definidos como objeto. Conjunto de objetos gerenciáveis são definidos como Mibs.
Conceito Gerente/Agente
●
GERENTE / AGENTE
Introdu ção
●
Foi originalmente criado sob o nome de Netsaint, foi escrito e é mantido por Ethan Galstad junto com um grupo de desenvolvedores que ativamente mantém plugins oficiais e não oficiais. Aplicação de monitoração de rede de código aberto e licenciado pelo sistema GPL. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços. Alerta quando ocorrerem problemas e também quando resolvidos (via email, pager, SMS, ou qualquer outro meio definido pelo usuário por plugin). primeiramente foi escrito para o sistema operacional Linux, mas pode rodar em outros S.O.
●
●
●
●
Evolu ção do Nagios
Caracter ísticas
●
Monitora serviços de rede (SMTP,