Trabalho de morfologia e anatomia vegetal
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar
Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos
Campus de Pombal - PB
Nome Hugo Fernandes dos Santos:
Matrícula: 911240056
Professor: Kilson Pinheiros Lopes
Período : 2012.2
Trabalho de Morfologia e Anatomia Vegetal
Tema : Monocotiledôneas e Dicotiledôneas
Pombal – PB 06/12/2012
MONOCOTILEDÔNEAS Angiospérmia que inclui cerca de 65 000 espécies. As monocotiledóneas(Monocotyledonae) são caracterizadas por produzirem, na sua maioria, sementes cujo embrião apresentaum único cotilédone.
A maioria das monocotiledóneas é herbácea, com caules providos de tecidos condutores ou vasculares(tecidos que transportam água e nutrientes) distribuídos num complexo arranjo de feixes e, geralmente,sem espessamento secundário.
As raízes das monocotiledóneas formam um sistema fascicular. Este tipo de raiz característico dasmonocotiledóneas faz uma excelente cobertura do solo, reduzindo a erosão.
As folhas são, regra geral, simples, inteiras, não estipuladas e com nervuras paralelas.
As flores da maioria das monocotiledóneas são nuas e com as peças florais, tipicamente, em múltiplos detrês.
As monocotiledóneas incluem, por exemplo, as orquídeas, as tulipas, os lírios, as gramíneas (ex. bambu,trigos) e as palmeiras.
As Monocotiledôneas são um grupo de plantas angiospérmicas (angiospermas ou magnoliófitas) que se caracteriza taxonomicamente na botânica como categoria de planta cujo embrião tem, tipicamente, um só cotilédone, raiz fasciculada (raízes ramificadas) e folhas paralelinérveas. Este grupo taxonômico é nomeado agora Liliopsida de acordo com o gênero tipo Lilium, ao qual pertencem os lírios.
Sementes de monocotiledôneas. Nesse tipo de semente, como a do