Relatório
Centro de Referência Assistência Social - CRAS Maracanã
Rede Socioassistencial do CRAS Maracanã – Projovem Adolescente
Entidade: Centro Educacional “Sagrados Corações” - CESCO
Coordenação: Maria Cristina Baldez Cunha
Orientador/Facilitador: Elenice Morais Gama
RELATÓRIO PROJOVEM ADOLESCENTE
São Luís – MA
2012
INTRODUÇÃO
A coordenadora, Maria Cristina Baldez Cunha, e a facilitadora, Elenice Morais Gama, do PROJOVEM Adolescente/SEMCAS se proporam a desenvolver no Centro Educacional “Sagrados Corações” - CESCO, no primeiro semestre de período 2012, ações voltadas para as mais variadas áreas, tais como: cidadania, saúde, esporte, cultura, meio ambiente e lazer. A partir destes temas foram elaborados planejamentos que privilegiavam as ações socioeducativas empreendidas pela coordenadora e/ou facilitadora, até a parceria com profissionais das áreas supracitadas que atuam na comunidade. São estas ações que procuraremos apresentar de maneira detalhada no presente relatório.
PROJOVEM Adolescente – Ciclo I (Primeiro semestre)
O objetivo do Projovem Adolescente é complementar a proteção à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, oportunizando ainda conhecimento e desenvolvimento intelecto e social para os jovens, sendo que o PROJOVEM Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens.
Para fortalecer esse objetivo, caracterizo dentro do Planejamento Pedagógico como objetivo construído em longo prazo, fez se necessário traçar estratégias intencionais e exequíveis para que aproxime o jovem e o motive a conhecer o projeto e a fazer parte do mesmo, desenvolvendo atividades, ações mais especificas que de certa forma gradativamente atinja o objetivo geral citado inicialmente, aproximando ações a realidade em que o jovem