Taylorisno

3229 palavras 13 páginas
SURGIRÁ NO SÉCULO XXI UM NOVO MODELO DE GESTÃO PARA SUBSTITUIR O TAYLORISMO?
. PAULO MOREIRA DA COSTA

. Resumo do artigo tirado do livro “Taylorismo: após 100 anos nada superou o modelo de gestão” / organizador: Paulo Moreira da Costa. Rio de janeiro: Qualitymark, 2009.

INTRODUÇÃO

1. A história da gestão demonstra que praticamente a Administração Científica dominou o estilo de gerenciamento das organizações do século XX; 2. Apesar de terem surgido muitas formas de gerenciar, podemos observar que nem a revolução da tecnologia está sendo capaz de:

a) Eliminar a prática de realizar uma tarefa com base na medição do tempo de trabalho para o menor movimento; b) Fazer com que a divisão do trabalho torne as etapas repetitivas e simples, permitindo a redução do custo da mão de obra.

3. A Administração Científica tem a preocupação de racionalizar e padronizar os processos;

4. A Administração Científica se fundamenta em quatro princípios básicos: planejamento, preparação, controle e execução. A figura apresentada a seguir mostra o relacionamento dos princípios fundamentais da Administração Científica:

FIGURA 01: OS QUATRO PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA PRINCÍPIO DO CONTROLE PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO

PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO

PRINCÍPIO DO PREPARO

Observação: é importante ver que esses princípios ainda têm validade na gestão das organizações contemporâneas. 5. Planejamento: apesar de existirem muitas produções acadêmicas e empresariais no campo da gestão, ainda não conseguiram criar algo novo que substitua o planejamento ma empresa (se não planejarmos, planejamos o fracasso da empresa); 6. Preparo: entramos no século XXI sem encontrarmos uma forma diferente de obter eficácia. Se não selecionarmos a pessoa certa para fazer aquilo que tem mais aptidão, se ela não for treinada e não dermos a ela as ferramentas adequadas, é quase impossível obtermos eficácia; 7. Controle: permite a verificação do que está acontecendo

Relacionados

  • Administração
    1679 palavras | 7 páginas