Anatomia
Acupunctura Homeopatia
Moxabustão e Fitoterapia Chinesa
A ANATOMIA HUMANA E O MACROCOSMOS (24 horas de auto-estudo orientado)
Disciplina de Anatomia e Fisiologia 2012/2013
Professor:
Pedro Simões
Alunos:
Carla Maria Rodrigues Teixeira Nº 7491
Maria da Graça de Góis Bacalhau Nº 7516
Neuza Margarida Vasconcelos Nº 7275
Pedro Filipe de Sousa Ramos Ferreira Nº 7288
Novembro 2012
A Anatomia Humana e o Macrocosmos
O Homem integra todo o Universo e representa a sua consciência nesse mesmo Universo. Entender toda a dinâmica do Cosmo, poderá ajudar-nos a compreender melhor significado da vida e a sua relação com o todo.
A palavra “Cosmos”, em grego, significa o Universo, o conjunto de tudo o que existe, infinito, sem princípio nem fim. Deriva da mesma raiz do verbo “cosmein” que significa embelezar, organizar, ordenar ou harmonizar. Os gregos consideravam o “Khaos”, a massa confusa de elementos que precedeu à criação, para que depois o Universo fosse formado ordenadamente.
O Macrocosmos é identificado como o grande Universo, o mundo que é um todo orgânico, o mundo das leis magnas, da física, dos conjuntos estelares, planetários, galácticos; é o oposto de Microcosmos.
Microcosmos, identificado como o pequeno Universo pode ser equiparado ao Homem, ou ao organismo humano, ele é formado de sistemas (nervoso, respiratório, digestivo...), que, por sua vez, são formados de órgãos (pulmão, coração, rins, fígado...). Estes são compostos de tecidos (epitelial, conjuntivo, cartilaginoso...) e os tecidos são formados de células. As células são constituídas por moléculas, formadas a partir de átomos, e estes compostos de nêutrons, prótons e elétrons... assim sucessivamente.
O Homem faz parte de um Todo, o Universo, e forma com ele a Unidade.
Assim sendo, o Microcosmos pode ser encarado