is-lm
- a relação entre consumo e renda é descrita pela função consumo: demanda por consumo aumenta com o nível de renda: C= Cbarra + cY
- C= a propensão marginal a consumir (pmc), é o aumento do consumo por aumento unitário da renda.
- renda que não é gasta no consumo é poupada: S= Y-C
-I barra= investimentos, Gbarra= gastos governamentais, TAbarra= os impostos, TRbarra= as transferências, NXbarra=exportações líquidas.
- o multiplicador é o valor pelo qual o produto de equilíbrio varia quando a demanda agregada autônoma aumenta em 1 unidade.
-Multiplicador: α=1/(1-c)
- O imposto de renda reduz o multiplicador, pois este reduz o aumento induzido do consumo a partir das variações da renda. A inclusão dos impostos diminui a inclinação da curva de demanda agregada e, por isso, reduz o multiplicador.
-o superávit orçamentário é o excesso de receitas do governo e os impostos sobre suas despesas totais, consistindo de aquisições de bens e serviços e pagamentos de transferências. Um superávit orçamentário negativo e um excesso de despesas sobre as receitas é um déficit orçamentário.
- a curva IS mostra as combinações de taxas de juros e níveis de produto de forma que o gasto planejado seja igual à renda, ou seja, esteja em equilíbrio. é chamada de curva de equilíbrio do mercado de bens.
-IS=DA
-A curva IS é negativamente inclinada porque um nível mais alto da taxa de juros reduz o gasto com investimento, diminuindo, assim a demanda agregada, e consequentemente o nível de equilíbrio da renda. A inclinação da curva depende da sensibilidade do gasto com investimento às variações na taxa de juros e também do multiplicador. Quanto menor for a sensibilidade do gasto com investimento em relação a taxa de juros e quanto menor o multiplicador, mais inclinada será a curva IS.
- A curva LM, ou curva de equilíbrio no mercado monetário, mostra todas as combinações de taxas de