IS LM BP
O Modelo IS-LM-BP
Prof.: Antonio Carlos Assumpção
Introdução
O modelo IS-LM-BP nos mostra os efeitos de curto prazo das políticas fiscal e monetária sobre as principais variáveis macroeconômicas, com economia aberta.
Também podemos representar o efeito de choques sobre a economia (aumento da renda mundial, aumento da confiança do consumidor,...). Para representar o modelo IS-LM-BP precisamos entender como funciona o equilíbrio no mercado de bens (curva IS), o equilíbrio no mercado monetário (curva LM) e o equilíbrio no balanço de pagamentos (curva BP). Adicionalmente, são de fundamental importância os conceitos de taxa de câmbio e paridade descoberta de juros.
O modelo é representado supondo a existência de capacidade ociosa. Portanto, um aumento da demanda agregada aumenta o produto, sem qualquer impacto sobre o nível de preços (preços rígidos). Abertura no Mercado de Bens
Como Mensurar a Abertura Comercial ?
• Intensidade de comércio - Participação das exportações e importações no PIB ((X+Q)/PIB).
• Tarifas médias
• Barreiras não-tarifárias
• Quanto mais aberto for o país, maior será a participação das exportações e importações no PIB, menor o nível médio de tarifas e menor a incidência de barreiras não tarifárias. A abertura no mercado de bens possibilita a escolha entre bens domésticos e estrangeiros. A variável determinante de tal escolha é a taxa real de câmbio.
Taxa de Câmbio e a Balança Comercial
• A Taxa de câmbio é o preço relativo dos bens domésticos comparativamente aos produzidos no exterior. Sendo assim, uma alteração em seu valor deve modificar as quantidades consumidas de ambos os bens, importados e produzidos domesticamente, por dois motivos: substituição dos bens relativamente mais caros pelos mais baratos e pela alteração na renda real.
Taxa Nominal de Câmbio
A taxa nominal de câmbio (E) é a quantidade da moeda doméstica que pode ser adquirida com uma