Irradiação de alimentos
1 – Definição – O que é radiação?
Slide:
É a propriedade que certos elementos químicos tem de se transformar espontaneamente em outros, emitindo uma energia eletromagnética.
Alguns elementos químicos tem a propriedade de se decompor, transformando-se em outros elemenos, de massas atômicas menores, com liberação de energia e de partículas. Tais elementos são chamados de radioativos.
Complemento:
Desde os primeiros tempos, as pessoas procuram cuidar melhor de seus alimentos utilizando variados métodos de preservação, de modo a controlar a sua deterioração, a transmissão de doenças e a infestação de insetos.
Hoje em dia a irradiação promete melhorar nossa habilidade de conservar os alimentos e, ao mesmo tempo, reduzir a incidência de algumas doenças próprias dos mesmos. A irradiação de vários alimentos, particularmente frango, mariscos e carne de porco em combinação com os métodos mais limpos de processamento de alimentos poderá reduzir, significativamente, a incidência de doenças causadas por microorganismos.
| | Muitos países permitem a irradiação de peixes e estão expandindo a irradiação comercial de mariscos | A irradiação é utilizada na descontaminação e na desinfestação de muitas especiarias e temperos. |
A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos pois reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento, maturação e envelhecimento), além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os também mais seguros ao consumidor.
Cebolas irradiadas há seis meses (direita) e cebolas não irradiadas (esquerda) | |
A irradiação de alimentos é o tratamento dos mesmos com radiação ionizante. O processo consiste em submetê-los, já embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada dessa radiação, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados. A irradiação pode impedir a