Irradiação nos alimentos
RADIAÇÃO NOS ALIMENTOS
São Paulo, 2014
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
RADIAÇÃO NOS ALIMENTOS
Trabalho de Curso submetido à Universidade
Nove de Julho cujo tema radiação nos alimentos
Sob a orientação do Professor
Eduardo Goncalves De Andrade
Introdução
.
A Irradiação é o processo de aplicação de energia radiante a um alvo específico no caso, um alimento A irradiação dos alimentos exerce o objetivo de reduzir ou inativar parasitas, bactérias, larvas, fungos, ovos de insetos e micro-organismos responsáveis no alimento.
Irradiação nos alimentos
A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos pois reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento, maturação e envelhecimento), além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os também mais seguros ao consumidor. O processo consiste em submetê-los, já embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada dessa radiação, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados. A irradiação pode impedir a multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, tais como bactérias e fungos, pela alteração de sua estrutura molecular, como também inibir a maturação de algumas frutas e legumes, através de alterações no processo fisiológico dos tecidos da planta.
Na irradiação de alimentos são aplicados, cinco tipos diferentes de radiação, sendo eles: raios alfa, beta, gama, raios-X e nêutrons. A diferença entre essas radiações está no grau de penetrabilidade, os raios alfa e beta são menos penetrantes, enquanto os raios gama e raios-X têm uma vasta capacidade de penetração (podendo até ultrapassar um bloco de chumbo). Os raios aplicados especificamente na irradiação de alimentos, que possuem as mesmas características e produzem os mesmos resultados no