Radiação
Cristo a evolução do amor bem aventurados os que tem fome e sede de justice, porque deles é o reino dos céus. A principio a doutrina crusta foi rigorosamente combatida pelos imperadores romanos.
Este é um dos princípios mais tristes da história do cristianismo, conhecido como perseguição aos cristãs.
O cristianismo foi se desenvolvendo. Somente no ano 312 Constantino, imperador romana converteu-se ao cristianismo , libertando o seu culto e tornando-o religião oficial do estado.
A principio a doutrina de Cristo foi divulgada pelo apóstolos e seus discípulos de forma bastante espontânea, sem a preocupação de transmitir conhecimentos sistematizados. Estas comunidades ministravam clandestinamente nas catacumbas, ensinamentos religiosos e encorajamento dos seguidores diante da política hostil dos governantes com a liberação do cristianismo, estas comunidades organizavam para a formação da igreja que se denomina católica, isto é, como sede a cidade de Roma.
Com o passar dos tempos o império Romano entrou em decadência , diversos povos germânicos denominados barbaras invadiram o grande império , que se enfraqueceu e se dividiu, estas invasões assimilaram o inicio da idade media, período da nossa historia que vai do século V ao século XV.
Centros culturais da idade media
Aos seis ou sete anos, a criança era encaminhada aos mosteiros com a finalidade de ser educada para a vida religiosa.
Dos 14 ou 15 anos a educação ministrador se constituía na pratica de leitura e escrita em pequenos trabalhos agrícolas e artísticos e no contacto com as sagradas escrituras.
A honra e a coragem do cavaleiro
Os valores básicos que o cavaleiro devia cultivar eram: A obediência e fidelidade aos princípios, coragem para enfrentar os seus inimigos e proteger os suditos a honra entre os parceiros da cavalaria e cortesia em relação às mulheres.
Na educação do cavaleiro o aspecto militar era especialmente cultivado como objectivo fundamental.
Era