Irmaõs naves
Lançamento: 1967 Gênero: drama,
Direção: Luís Sérgio Person Roteiro: João Alamy Filho.
O caso dos irmãos Naves ficou conhecido como um dos maiores erros judiciais da historia do Brasil. Reproduziram um filme brasileiro no final da década de sessenta com o roteiro de um romance escrito por José Alamy Filho, que em época fora advogado dos irmãos Naves, e dirigido por Luiz Sergio Person. Conta um caso real, ocorrido no interior de Minas Gerais durante o governo de Getulio Vargas por ocasião do estado novo.
A história
Na madrugada de 29 de novembro de 1937 Benedito, comerciante da cidade de Araguari, com uma quantia de noventa contos de réis, que seria utilizado para saldar dívidas, desaparece sem deixar rastros. Até então Benedito vivia com seus primos Sebastião Jose Neves e Joaquim Rosa Neves, que eram irmãos, e filhos de Dona Ana. Os primos, ao saber do desaparecimento, decidem comunicar o fato a policia de Araguari, no que iniciou se o processo de investigação.
O delegado, conhecido como Chico Vieira, fantasia que os Neves eram os possíveis assassinos de Benedito, visto que deviam muito no comércio o teriam assassinado para ficarem com os noventa conto de réis, então o delegado resolve prender os irmãos e a mãe e interrogá-los a respeito do suposto crime. Depois de presos não somente os irmãos mas também toda a sua família foram brutalmente agredidos com requinte de crueldade durante meses, foram obrigados a confessar um crime que não cometeram.
O delegado em sua mente tinha a convicção da culpa da família Neves, e quanto mais acreditava em sua fantasia mais os irmãos eram torturados viviam na prisão de forma sub humana num calabouço. Enfim o delegado liberta a mãe dos acusados, dona Ana, que logo contratou o advogado João Alamy Filho e em seguida apresentou o pedido de habeas corpus pedindo a liberdade dos réus por estarem recebendo tratamento sub humano na prisão, porém, mesmo com o brilhante