Relatório de pesquisa
COMEX
O RELATÓRIO DE PESQUISA
A ABNT, NBR 10719, de agosto de 1989, define relatório técnico-científico como:
Documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. O relatório técnicocientífico apresenta, sistematicamente, informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações.
De modo geral, pode-se afirmar que o relatório é um documento que é elaborado com a finalidade de apresentar e descrever informações relativas a um fato vivenciado ou observado (BEUREN, 2003).
Quanto à estrutura do relatório Beuren (2003) e ABNT, NBR 10719/1989, indicam os seguintes itens: - Capa
- Folha de rosto
- Sumário: indica principais subdivisões e a paginação do trabalho.
- Resumo: Enfatiza pontos mais importantes do relatório. Dever ser informativo, dando descrição clara do relatório de modo que o leitor possa julgar se fará ou não sua leitura. Sugere-se uma frase bem elaborada no início indicando a temática do relatório seguida pelo objetivo, informação resumida da metodologia e o resultado principal. Possui no máximo 500 palavras.
- Introdução: Definir brevemente o tema e os objetivos do trabalho, a metodologia, as razões
(motivos) para sua elaboração, o objeto do relatório (a situação observada), suas circunstâncias
(contextualizar brevemente), sua idéia central.
- Desenvolvimento1: Pode ser organizado em diversas partes, conforme necessário para detalhar a pesquisa. Sugere-se observar os seguintes aspectos:
1 Descrição do contexto, do desenrolar dos fatos ou experiências observadas. Pode ser organizado em itens (apresentação da empresa, organização do setor, seu funcionamento...). Para esta etapa é fundamental observar orientações dos prof. da disciplina (ver listagem de tópicos que deverão ser analisados no setor observado na empresa);
1
Ilustrações ou quadros