Pesquisa
Este trabalho tem por objetivo, analisar o potencial de mercado para a abertura de uma cafeteria no centro da cidade de São Paulo.
O intuito dessa pesquisa é identificar o público alvo, seus hábitos de consumo bem como de lazer, para assim adequar o estilo da cafeteria aos seus potenciais frequentadores.
A pesquisa visa também identificar quais produtos e a escala em que são consumidos nas cafeterias, para assim poder avaliar os hábitos alimentares dos seus potencias frequentadores.
Sendo assim, o objetivo maior dessa pesquisa é saber qual o tipo de cafeteria deve ser aberta e à qual público alvo direcionar o seu funcionamento.
Pesquisa de Marketing
Análise do mercado e comportamento do consumidor:
Mercado
O Café é um produto de forte apelo nacional e tem estado presente nos hábitos dos consumidores desse produto, denotado uma busca por cafés diferenciados e de qualidade. Hoje, o mercado de café expresso no Brasil movimenta 100 milhões de reais por ano e, segundo o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), tem potencial para muito mais.
No Brasil, o consumo de café de alta qualidade está crescendo. Na cidade de São Paulo, o consumo de café expresso cresceu 10% entre 2000 e 2001. O expresso é um produto que no Brasil ainda é consumido na grande maioria das vezes fora de casa. Isso abre oportunidades para a expansão de cafeterias, que hoje é um ramo de negócio bem definido e diferenciado, que comporta lojas dos mais diferentes tipos e formatos.
Por semana são consumidas na cidade de São Paulo 3,5 milhões de xícaras de café expresso1, e existe demanda bastante forte por parte do consumidor brasileiro não apenas por bebidas de qualidade, mas também por ambientes que oferecem mais que uma xícara de café.
Pouco significativo na década passada, o mercado de café expresso hoje representa 5% do total do faturamento anual da indústria cafeeira nacional. Essa representatividade poderá atingir 10% ou, nas previsões