Iracema
Trabalho de Sociologia
Readaptação do 1º Ano E.M
Nome: Kevin Allan Layber nº: 22 Turma: 3º A
Maringá – 2012
O Contexto Histórico do Surgimento da Sociologia
A sociologia é uma ciência social que no Brasil ficou caracterizada de maneira negativa durante muito tempo. Com o estabelecimento do Regime Militar (1964-1985) essa ciência era identificada como uma teoria revolucionária para a implementação do socialismo no Pais.
Na Idade Antiga, podemos afirmar que já existia na Filosofia grega uma preocupação com a sociedade através de obras, como A REPÚBLICA, de Platão, e POLITICA, de Aristóteles.
Com o advento do Iluminismo, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da filosofia das Luzes. Dentre os vários pensadores sociais dessa escola, destacamos Rousseau. Seu pensamento sociológico reside em duas premissas, a da bondade inerente aos homens e a da legitimidade do poder político. Para o pensador genebrino, os homens nascem bons mas a sociedade os corrompe, daí a necessidade de um método educativo que respeitasse a espontaneidade. Quanto a questão do poder, Rousseau defendia que a soberania pertence exclusivamente ao povo que não pode cedê-la ou renunciar a ela.
O século XIX foi o momento do surgimento do POSITIVISMO, filosofia de Auguste Comte(1798-1857) que buscou realizar um projeto de Física-Social ou Sociologia, como ele mesmo intitulou em ciência social, daí considerado o pai da sociologia.
O positivismo tenta utilizar a metodologia das ciências naturais na confecção das ciências sociais. Acreditava, também na constante evolução do Homem, e pensava que a Sociologia deveria ter que solucionar a questão social (desemprego, violência, alcoolismo e discriminação em geral) decorrente da Revolução Industrial.
Os três pensadores da Sociologia que estabeleceram fundamentos teóricos da Sociologia contemporânea: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber
Instituições Sociais