Iracema
A história do livro Iracema é um romance, que apresenta a vida de dois personagens de grande importância. Martim Soares Moreno, é um guerreiro branco, que se apaixona por Iracema, uma índia da tribo dos Tabajaras.
Martim Soares é um homem branco amigo dos índios Pitiguaras, que são inimigos da tribo dos Tabajaras. Em uma caçada na selva acaba se perdendo de seus companheiros e durante três dias caminhando avista Iracema, uma bela índia se banhando no rio. Ela assustada o observou e atirou uma flecha em Martim. Iracema percebeu que Martim não traria nenhum problema, e arrependida por ter atacado o jovem, pediu perdão e ofereceu a hospitalidade de sua tribo como retribuição ao incidente. Martim aceita e segue com a índia para a sua tribo. Ambos se apaixonam um pelo outro.
Martim é recepcionado pelo próprio Pajé Araquém, pai de Iracema e permanece aquela noite na tribo, porém ao saber que era do povo Tabajara e que esperavam Irapuã, grande guerreiro e chefe que comandaria a luta contra seus inimigos da tribo dos Pitiguaras a quem ele tinha fidelidade, decidi fugir no meio da noite, mas é surpreendido por Iracema, que apaixonada não permite que ele fuja e o convence a voltar para a tribo.
No dia seguinte Iracema se junta a Martim e em um passeio na floresta. Ela o leva para uma cabana e lhe oferece algumas gotas de uma bebida. Ele cai em sono e chama pela índia. Ela se deita em seus braços e acabam consumando seu amor, porém Iracema filha de Araquém guarda os segredos de sua tribo e sua honra, e por isso não poderia ficar junto de Martim. Irapuã tem grande paixão pela índia por isso pretende matar Martim aos saber de sua relação com ela.
Iracema segue até a tribo dos Pitiguaras e pede para Poti, maior guerreiro desta tribo e amigo de Martim ajuda-lo a fugir durante a festa da lua das flores, na qual os Tabajaras estariam todos comemorando, desta forma seria mais fácil fugir sem ser percebido. Iracema, certa noite acaba se entregando a Martim, que